Meus domínios

Cinco cuidados principais ao comprar um domínio

Garanta que seu domínio esteja em boas mãos por muitos anos


Comprar um nome de domínio é muito empolgante para novas empresas, mas essa etapa não se resume a encontrar o nome perfeito. Antes de começar, há algumas coisas que você precisa saber.

Nem todas as empresas que vendem nomes de domínio (conhecidas como registradores de domínios) são iguais. Algumas usam táticas como esconder taxas ou vender suas informações para ganhar mais dinheiro, o que pode ter um impacto duradouro em sua empresa. Mas, com algumas dicas simples, você consegue saber o que analisar antes de comprar um domínio.

1. Cuidado com taxas escondidas

Como em qualquer decisão de compra, o preço é um fator importante. É bastante tentador comprar um domínio a um preço muito baixo. Mas não se deixe enganar: alguns registradores de domínios oferecem preços promocionais a um custo extremamente baixo, mas depois escondem muitas taxas no contrato, mantêm você preso a eles e cobram altas taxas de renovação. Em geral, lembre-se de que os registradores que oferecem domínios a preços muito baixos podem ter outras maneiras não muito éticas de ganhar dinheiro. Essas táticas incluem:

Adição de custos ocultos
Muitos registradores contam com o fato de que a maioria das pessoas não lê os detalhes. Antes de fazer uma compra de domínio, leia os "Termos de Serviço" do registrador em busca de termos, obrigações ou taxas questionáveis. Verifique quais serão as taxas de renovação e se você está comprando apenas o que quer e precisa.

Pagamentos adicionais para editar as informações WHOIS ou RDAP
Os detalhes de qualquer registro de domínio precisam ser disponibilizados nos diretórios públicos WHOIS, e os registradores devem permitir que você mude esses dados sempre que precisar, sem custos extras. Tenha cuidado com registradores que cobram uma taxa de administração quando você precisa editar os registros WHOIS ou RDAP.

Complementos e extras
Os registradores frequentemente vão tentar fazer um upsell ou uma venda cruzada de recursos que você não precisa. Por exemplo, eles podem sugerir a compra de terminações de domínio que sejam estranhas e pouco úteis (como .info ou .co). É possível também que eles ofereçam o agrupamento do seu domínio com vários outros serviços que talvez nunca sejam úteis para você.

Cobrança de taxas de transferência
Transferir seu domínio para outro registrador pode ser algo que você decida fazer no futuro. Verifique se os "Termos de Serviço" não incluem taxas de transferência para mover seu domínio para outro registrador. Essas taxas podem ser exorbitantes e violar a política da ICANN. A ICANN é uma corporação sem fins lucrativos que supervisiona o uso de domínios da Internet. Além do custo, alguns registradores tornam quase impossível realizar uma transferência, com recursos que são mal construídos e difíceis de usar. Uma boa dica é conferir se o processo de transferência é fácil antes de escolher um registrador.

2. Proteja sua privacidade

Como os detalhes do domínio são registros públicos nos diretórios WHOIS e RDAP, muitas empresas preferem manter o sigilo das informações pessoais. Dados desprotegidos ficam vulneráveis ao ataque de golpistas e criadores de spams. Procure registradores de domínio que oferecem proteção de privacidade. Tenha cuidado com empresas que cobram um valor extra por "serviços de privacidade", especialmente aquelas que oferecem colocar os dados delas nesses registros em vez dos seus. Isso indica que, secretamente, elas têm a propriedade do domínio.

3. Proteja seus dados

Além de não proteger seus dados pessoais dos registros públicos, alguns registradores vendem essas informações para terceiros, como agências de marketing. Alguns registradores ainda usam o banco de dados WHOIS e enviam faturas de renovação falsas, levando as pessoas a transferir os próprios domínios sem saber disso. Encontre um registrador que se comprometa a nunca vender ou fazer uso indevido dos dados do cliente para fins de marketing.

4. Foque na transparência

Procure registradores que oferecem transparência nos preços e práticas. Por exemplo, você precisa encontrar com facilidade suas tarifas de renovação e os processos para transferir ou cancelar seu registro de domínio. Algumas empresas oferecem registro barato para sua compra inicial, mas depois cobram preços altos na renovação do domínio. Elas também podem dificultar o cancelamento do pedido. Procure um registrador com informações claras sobre os preços e termos de serviço para evitar surpresas no futuro.

5. Saiba diferenciar o que é suporte e o que é venda

Alguns registradores não têm uma equipe de suporte. Em vez disso, há vendedores treinados para que você compre serviços complementares desnecessários com a falsa premissa de ser um suporte ao cliente. Leia comentários sobre a equipe de suporte do seu registrador ou tente ligar para o atendimento deles antes de comprar. Recomendamos que você escolha um registrador que ofereça serviço e assistência com educação e profissionalismo, e não um que veja você apenas como uma caixa registradora de onde ele sempre poderá tentar tirar mais dinheiro.

Comprar um nome de domínio deve ser uma tarefa divertida e emocionante

Como um rito de passagem para qualquer negócio novo ou empreendimento on-line, comprar um nome de domínio deve ser divertido e emocionante. Antes de escolher um registrador de domínios, pesquise muito para evitar algumas armadilhas desastrosas e garantir que seu domínio e sua empresa estejam em boas mãos por muitos anos.

Compra de domínio

No Google, transparência, privacidade e segurança fazem parte da nossa missão. Os clientes que usam o Google Domains têm acesso a um conjunto completo de serviços, incluindo proteção de privacidade. Tudo isso sem tarifas ocultas. Se você quiser comparar suas opções, recomendamos que confira os Termos de Serviço do Google Domains.

Tudo pronto para começar a usar um registrador de confiança? Inicie sua pesquisa de domínio agora no domains.google.

Encontre seu domínio