Ao colocar sua empresa ou marca na Internet, você começa a prestar atenção em muitos termos como nome de domínio, site, URL, registrador de domínios, entre outros. Mesmo que todos estejam relacionados a sites, eles não têm o mesmo significado. Felizmente, são termos fáceis de entender. Veja as noções básicas neste artigo. Depois de descobrir as diferenças entre cada um, você poderá navegar na Internet com confiança.
Em poucas palavras, um nome de domínio, ou apenas domínio, é o nome de um site. É o que vem depois de "@" em um endereço de e-mail ou depois de "www" em um endereço da Web. Se alguém perguntar como encontrar você on-line, normalmente você informará seu nome de domínio.
Alguns exemplos de nomes de domínios: google.com wikipedia.org youtube.com
A primeira etapa na criação da presença on-line é a aquisição de um nome de domínio. Qualquer pessoa pode comprar um nome de domínio. Basta usar um host ou registrador de domínios como o Google Domains, escolher um nome que ninguém mais esteja usando e pagar uma taxa anual pela propriedade e pelo registro. Também é possível escolher entre várias terminações de nomes de domínio (ou "TLDs"), como .com, .coffee ou .photography. Se você está pensando em comprar um nome de domínio, confira nossas dicas sobre como elaborar um ótimo nome.
Domínio, site e URL não são a mesma coisa.
Um URL, também conhecido como localizador universal de recursos, é um endereço da Web completo usado para encontrar uma página da Web específica. Enquanto o domínio é o nome do site, um URL direciona a qualquer uma das páginas do site. Todo URL contém um nome de domínio, além de outros componentes necessários para localizar a página ou o fragmento de conteúdo específico.
Alguns exemplos de URLs: http://www.google.com https://en.wikipedia.org/wiki/umami https://www.youtube.com/feed/trending
Ainda que uma ação leve à outra, comprar um nome de domínio não significa ter um site. Um domínio é o nome de um site, um URL é a maneira de encontrar um site. Por fim, um site é aquilo que as pessoas veem e com que interagem quando acessam o URL. Em outras palavras, quando você compra um domínio, adquire o nome do seu site, mas ainda precisa criá-lo.
Em termos digitais, um site é uma coleção de conteúdos, muitas vezes divididos em várias páginas, que são agrupadas no mesmo domínio. Você pode pensar nele como uma loja, em que o domínio é o nome dela, o URL é o endereço e o site é a loja propriamente dita, com prateleiras cheias de produtos e uma caixa registradora.
Felizmente, criar um site é muito mais fácil, rápido e econômico do que montar uma loja ou escritório. Atualmente, graças a muitas empresas competentes, qualquer pessoa pode criar um site profissional com um belo design e em poucas horas, sem a necessidade de nenhum conhecimento de programação ou design. Para saber mais sobre como criar um site, leia nossa postagem sobre como escolher uma plataforma de criação de sites.
Para criar um site, há alguns requisitos:
Um registrador de domínios é uma empresa que vende nomes de domínio que atualmente não pertencem a ninguém e estão disponíveis para registro. Uma pesquisa simples na página de um registrador de domínios informará se o nome de domínio pretendido está disponível e o respectivo custo.
Um host de DNS é uma empresa que gerencia a configuração do domínio (também conhecido como registros de recurso DNS). Isso garante que o nome de domínio aponte para o site e e-mail que você está criando. A maioria dos hosts de domínio também oferece o registro de nomes de domínio.
Os registradores de domínios devem oferecer proteção de privacidade gratuitamente.
Os diretórios WHOIS e RDAP são listas públicas de nomes de domínio e das pessoas ou organizações associadas a cada nome. Use o diretório para encontrar proprietários e endereços IP de domínios, além de endereços de correspondência e números de telefone.
Por razões de privacidade, alguns proprietários de domínio preferem ocultar as informações pessoais nesses diretórios, do mesmo modo que você talvez não queira que seu número de telefone pessoal apareça na lista telefônica.
Agora, você sabe a diferença entre os termos básicos da Internet e como todos desempenham um papel na criação de uma presença na Web para empresas e marcas. No Google Domains, queremos que todos se sintam informados, protegidos e capacitados para expandir os negócios on-line.
Tudo pronto para colocar o site on-line? A primeira etapa é pesquisar pelo nome de domínio que você quer no domains.google.